quinta-feira, 30 de abril de 2009

Terceiro dia: I´m very proud of me today! Eu mereço 10!

Isto era de quinta-feira, que eu não consegui publicar:
Ok, hoje eu fiquei mais em casa. De manhã, acordei meio tarde. Acho que ainda não me adaptei ao horário e também tenho ficado até tarde acordada escrevendo e arrumando minhas coisas.

Então, só saí de tardezinha, mas foi bem legal. Aqui pertinho de casa, tem o parque Greenwich. Eu tenho que atravessar o rio Tamis por debaixo de um túnel e do outro lado fica este " bairro". Tem uma universidade, um monte de bares e o parque que é lindo. Querem ver?

Este é o departamento de polícia pertinho de casa.
podem ficar tranquilos, pai e mãe! Quando saí pela esquerda (eu só tinha ido pela direita - hehe)
O meu bairro é mto interessante. Tem de tudo: muçulmanos, indianos, negros, branquelões. Estes dias eu vi uma placa: 10% a menos de violência no bairro! Eu fiquei pensando " vou tirar uma foto". Onde no Brasil eu ia ver isto?

Este carro é exatamente igual ao da Jany, mas a diferença... É o volante! Sim! quando eu vi o carro, eu pensei: poxa, tenho que mostrar pras meninas do Credencial! hauhauahauhau. Imagine a Jany dirigindo nas esquerda! Eu sei que pode parecer engraçado, mas devo confessar: é muito estranho atravessar a rua dos lados contrários! Já me confundi várias vezes, mas nada que tivesse provocado algum acidente com os carros- hehe. Sempre me lembro desta campanha aqui:




Pra quem não sabe inglês:
Guarda britânico - You do realize you´re drivin on the wrong side of the road (vc tem idéia que vc tá dirigindo do lado errado da estrada!)
Motorista doidão - This is America, man! (esta é america, homem!)

Guarda britânico - Right then. Good Job. Carry on! (certo então. Bom trabalho. Siga em frente)

Mas, voltando ao passeio:


Este é o parque que fica a duas quadras de casa e fica na beira do rio Tamis. Aqui que tem a entrada pro túnel que passa embaixo do rio para chegar do outro lado (que é o distrito de Greenwich!) . O jardim é muito bonito e tem prédios, com padrão mais alto, na beira do rio, co
mo tá na foto embaixo. Do lado, vocês vêem a Universidade de Greenwich, a construção enorme na outra margem do rio.
Esta construção vermelhinha que parece uma capela é a entrada do túnel. Você tem que descer um monte de escadas e caminhar por um túnel que tem as paredes redondas! è bem grande o túnel e o interessante é que tem uma faixa no chão para separar quem vai e vem! O interessante é que todos respeitam a faixa (se fosse no Brasil...), mesmo quem está de bicicleta (são mtas as pessoas que andam de bicicleta aqui), acaba descendo as escadas com ela nas mãos!



Do outro lado do túnel, a gente sai em Greenwich, que é um bairro (district) muito bonitinho. Tem vários publs legais (como o da foto) e até esta galeria, com Mac Donalds, loja de Livros, subway, loja de celular e caixa eletrônico que não tem nenhuma cabine de segurança e fica na rua mesmo, com o povo passando em volta! hehehe. (um dia vou tirar uma foto pra mostrar)



Em Greenwich, existe um parque onde fica a tal da linha de Greenwich (sim, ela existe e não era só uma invenção do livro de Geografia!). Na foto, a entrada do parque. Depois, só uma idéia do que é o parque, com vários caminhos. No fundo a universidade de Greenwich, mas vista de dentro do parque.


Vocês viram que bonitinhas as árvores? Nestas passarelas, eu tava caminhando e tirando estas fotos, quando um senhor, aparentemente inglês (a gente nunca sabe quantos mil estrangeiros tem em Londres!) começou a falar comigo, me indicando um lugar que tem um tronco de uma árvore que, segundo ele, é histórica e é a parte que ele mais gosta. Apesar de não entender
muito do que ele falava, fiquei orgulhosa de mim, por ter tido minha primeira conversa!!!!!


Uma coisa que percebi foi que o povo daqui adora cachorros, principalmente os labradores. Já vi vários destes por aqui.
Ah, e sabe a tal da árvore que o moço me falava? Tá aqui ó:

Olha o tamanho da fechadura que tranca a tal da árvore! Importante ela, né? Mas o fato é que depois de 3 dias eu já posso interagir! É ou não é motivo para estar orgulhosa?

Segundo dia

Olá pessoal!

Ontem fui dar umas voltas aos arredores de casa.
Ainda esto
u me ambientando com a casa e as pessoas. Ontem coheci o Mr. Armand. Ele está arrumando o banheiro. Também consegui tirar algumas coisas da mala, mas vou esperar o Bruno sair (que é o menino com quem estou dividindo o quarto até hoje!) para fazer um faxina bem boa e até pintar umas coisas aqui no quarto.

Bem, fora que ainda estava quebradona por causa das malas. Aproveitei pra saber melhor as coisas da casa.... Um dos problemas que encontrei foi que pra fazer funcionar meus aparelhos domésticos tem que ter um plug diferente. Aqui os plugs são em forma de quadradinhos...Assim ó
Então tive que sair pra comprar os tais dos plugs, porque a carol tinha me emprestado um. Eu precisava colocar a bateria da máquina fotográfica pra carregar, porque senão não ia conseguir colocar as fotos daqui pra vcs!

Nesta saída, até que não cometi muitas gafes!
Primeiro dei a volta no parque aqui perto de casa. Fui caminhando tendo como direção uns prédios gigantes que fica por aqui pelo meu bairro. Na verdade, são dois prédios gêmeos chamados Canary Wharf! Eles são o centro financeiro de Londres e ali tem um shop
pingzinho. Tinha que ir no mercado também, dar uma olhada ver se achava os plugs por lá. O mercado aqui perto de casa é de uma rede barata até. Se chama ASDA.

Quando eu estava passando pelo parque, foi muito engraçado porque caía do ar tipo uma paina, sabem? aquela coisinha branquinha caindo da árvore. Eu fiquei pensando: nossa, como seria a neve?
O chão estava cheio desta coisinha... Be
m que a Carol me disse que quem é alérgico sofre com isto. Mas não sei se porque era um lance diferente, meu nariz reagiu bem até! Nem espirrei!

O supermercado aqui é mto diferente. Você acha, por exemplo, frango em três ou quatro setores diferentes! eles não separam como a gente! Pelo menos não o ADAS. Para os meus alunos de publicidade: o esquema de merchandising aí do Brasil é bem diferente. Aqui as prateleiras não são tão bonitas! (pelo menos é a minha visão de estrangeira ainda!) .


No começo, você acha que tudo é uma bagunça. Na verdade, o ASDA é mesmo um supermercado que é bagunçado. Eu fui em um outro ontem, que tinha um ar mais organizado e até se parecia um pouco com as nossas redes. Mas tem uma coisa muito legal aqui: sabe aquelas filas das cestinhas que tem 20 itens? pois é, aqui também tem! Mas você paga sozinho na máquina! Você mesmo passa o código de barra e depois decide como pagar! Elas aceitam até dinheiro! E ela aidna diz: put the product on the bag!

É muito interessante de verdade! Olhem:




A GAFE DO DIA: Hoje não tive muitas gafes! A única coisa que me aconteceu foi que uma mulher bem simpátia no supermercado, depois que eu já tinha pagado, começou a conversar comigo, me contando uma coisa que parecia ser super engraçada. Porque ela ria bastante. Como eu não entendia nada do que ela falava, eu fiquei só concordando e rindo! hauahuahauhauahua!

Hoje eu até consegui entender mais o pessoal. O sotaque britânico é muuuuiiiiiiiitttoooo diferente do inglês que a gente aprende! eles falam meio pra dentro - e tomara que eles não saibam disso - mas é um inglês meio afrancesado! Uma menina que era de fora que me ajudou a achar a tal da mercearia que tinha os plugs! não é uma coisa muito fácil de achar! talvez seja mais prático comprar os eletrodomésticos todos daqui mesmo....

Outra coisa que eu achei interessante é que enquanto passava pelo parque aqui perto, tinha um corvo fazendo aqueles barulhinhos de filme de terror, sabe? dei muita risada comigo mesmo. E tinha um passarinho que eu queria ter tirado uma foto pra mostrar para o André meu irmão, que é biólogo!). O parque aqui perto de casa é muito engraçado: tem porco e galinha dentro dele. E espaço pra hipismo - é enorme! Mas não tem macaquinhos nem nada disso!

Quando cheguei em casa ontem, tinha caminhado tanto que estava pregada! dormi e só fui acordar 11h daqui, que aí são 7h! Aí fiquei falando com o pessoal daqui de casa e tentando me enturmar, porque eu estava maior antipática porque não conseguia falar nada, então só dizia olá! kkkkk.

No fim da noite, tivemos uma visita: um ratinho ficou preso na isca que a gente fez pra ele. Muito engraçado escutar o bichin ho chorando! O seu galina ia achar engraçada esta ratoeira: é um papel com uma cola e que o bichinho passa e fica grudado! Muito engraçado!

Bem, agora vou sair um pouco porque fiquei o dia todo em casa. De noite posto mais!
abraços a todos!

Chegada a Londres


Olá Pessoal!

Este blog vai falar das minhas experiências, por ora, na Europa.

Apesar de ser o terceiro dia em que estou em Londres, só hoje começo a postar no blog. Isto porque foi tão cheio de coisas e eu estava tão cansada que não consegui organizar o blog antes...

Então vamos lá:


Fiz a viagem em uma avião da TAM, que saiu às 11h45 do Brasil e tinha uma fila gigantesca, com muitos latino americanos tentando ir pro vaticano. A viagem foi bem tranquila e eu havia sentado ao lado de uma brasileira e uma inglesa. Mas as duas acabaram trocando de lugar - a brasileira, porque a poltrona não reclinava e a inglesa, porque aquele lugar não era o dela, eu acho... que acabei ficando sozinha no banco. Então imaginem: dava até pra dormir deitada! E a empresa fornece uns abafadores no ouvido, o que me fez dormir tranquila.

Assisti dois filmes neste tempo: Crepúsculo e Marley e eu!

(Sim, Jany, eu assisti: gostei do filme. Achei que ia odiar, mas foi bem legal! Realmente a idéia é boa! A fotografia é linda, mas eu particularmente nem achei a trilha tão legal.)


Quando cheguei em Londres - era 11h daí, e 3h da tarde daqui - foi bem tranquilo pra entrar! Mas a mulher ficou olhando bem direitinho meu passaporte, pra ver se era meu mesmo. COISAS QUE NÂO ENSINAM NOS CURSOS: A senhora não me disse good afternoon, nem nada disso! Aqui, as pessoas falam simplesmente HALLO! para tudo! No mais, andar pelo aeroporto, já era ver um monte de gente com aqueles traços europeus, que vc vê em filmes!


O perrengue mesmo que passei foi chegar até a casa! Eu tinha que fazer o trajeto o mais rápido possível porque como tava escurecendo, eu não queria chegar tarde. Mas eu tinha que pegar 2 metrôs e um trem.

Quando saí do aeroporto, consegui comprar o tickete como o Wilson tinha me explicado (valeu, Wilson!), mas na hora de passar, uma neo zelandesa que me ajudou! Eu não sabia onde passava o cartão. Bem gente boa a menina, mas não entendia quase nada do que ela falava!


GAFE 1: Não saber passar o oyster card e ficar tentar colocando no buraquinho da catraca! Além disso, não entender nada do que a pessoa que te ajudou falou.


Bem, o sistema de transporte aqui em Londres é integrado: vc usa o mesmo cartão para metrô, trem e ônibus. Se chama oyster card e você carrega de acordo com as regiões em que vai andar. Eu paguei 30 libras só de início, o que para uma brasileira com reais, é bastante coisa...

Agora, andar de metrô foi realmente uma aventura frustrante, já que eu estava com malas pesadíssimas!

Eu tinha que sair do aeroporto de Heathrow e ir para o leste. O aeroporto fica na zona 05, no lado oeste e minha casa fica na zona 02 (as zonas são mapeadas de acordo com a proximidade do centro) no leste. A paisagem de fora, era linda. Passa por uns subúrbios...Tem aquelas casinhas estilo mesmo inglês, sabe? muito lindas.

No metrô, eu não conseguia entender uma palavra do que os ingleses falavam. 3 uruguaios entraram e percebi que conseguia entender o que eles falavam. Acho que ando mais bem treinada pra escutar espanhol do que inglês!


O meu problema mesmo foi sair das estações com aquelas malas. Minha mão ficou um caco. Um rapaz me ajudou levando aquela sacolona. Mas uma hora me perguntou: Por que você não comprou uma mala de rodinha? Fiquei morrendo de vergonha! GAFE 2: Ser zoada de carregar a mala, sem rodinhas!

O metrô aqui também é diferente do de São Paulo, por exemplo. As poltronas são almofadadas! Internamente, ele é espaçoso e tem lugar pra cadeirantes e mães com crianças. E aí vem a gafe n 03... GAFE 3: Eu coloquei as malas neste lugar, porque tinha um recadinho: For luggage. Eu nem lembrei que bagagge é que representa malas. Então, numa hora entrou uma mãe com carrinho e eles ficaram me olhando feio, mas eu não entendia o que eles falavam. Pedi desculpas e qdo vagou o lugar de trás eu mudei as malas. Este foi o pior!


O trem também foi dificil: até eu conseguir acertar pra que lado eu ia, ou como tinha que fazer pra pagar foi uma função. Eu subi com um monte de mala e tive que descer pra passar o oyster card, porque não sabia que tem um leitor embaixo. No trem, você passa o oyster card na entrada e na saída!!!!


E eu já estava tão cansada com as malas que quando cheguei quase não aguentava mais caminhar pra procurar minha rua! Uma indiana bem novinha que me ajudou a carregar as malas andar acima... até que a carol veio me receber!


Bem, a carol é bem gente boa e me mostrou um pouco dos esquemas de casa. Amanhã vou ficar mais em casa e ver os arredores... Porque ainda não estou muito ambientada e tenho que comprar adaptadores pras tomadas! Sim, ninguém merece! Os plugs são diferentes também!


Saimos no fim da tarde, eu e a carol, (daqui... cheguei era 6h daqui emc asa - aí era 3h!) e fomos ao mercado! Ele é bem diferente do nosso! Parece tudo congelado. Não tem tantas prateleiras bonitas! Mas os arredores tem bastante parques e eu posso passar por baixo do rio Tamis.... do parque dá pra ver o monumento da linha de greenwich!


E foi este o primeiro dia: entre erros e acertos, saí com 3 gafes pra contar! Ali em cima vai a vista do avião do London Eye" aquela roda gigante que vocês podem ver!