quinta-feira, 30 de abril de 2009

Chegada a Londres


Olá Pessoal!

Este blog vai falar das minhas experiências, por ora, na Europa.

Apesar de ser o terceiro dia em que estou em Londres, só hoje começo a postar no blog. Isto porque foi tão cheio de coisas e eu estava tão cansada que não consegui organizar o blog antes...

Então vamos lá:


Fiz a viagem em uma avião da TAM, que saiu às 11h45 do Brasil e tinha uma fila gigantesca, com muitos latino americanos tentando ir pro vaticano. A viagem foi bem tranquila e eu havia sentado ao lado de uma brasileira e uma inglesa. Mas as duas acabaram trocando de lugar - a brasileira, porque a poltrona não reclinava e a inglesa, porque aquele lugar não era o dela, eu acho... que acabei ficando sozinha no banco. Então imaginem: dava até pra dormir deitada! E a empresa fornece uns abafadores no ouvido, o que me fez dormir tranquila.

Assisti dois filmes neste tempo: Crepúsculo e Marley e eu!

(Sim, Jany, eu assisti: gostei do filme. Achei que ia odiar, mas foi bem legal! Realmente a idéia é boa! A fotografia é linda, mas eu particularmente nem achei a trilha tão legal.)


Quando cheguei em Londres - era 11h daí, e 3h da tarde daqui - foi bem tranquilo pra entrar! Mas a mulher ficou olhando bem direitinho meu passaporte, pra ver se era meu mesmo. COISAS QUE NÂO ENSINAM NOS CURSOS: A senhora não me disse good afternoon, nem nada disso! Aqui, as pessoas falam simplesmente HALLO! para tudo! No mais, andar pelo aeroporto, já era ver um monte de gente com aqueles traços europeus, que vc vê em filmes!


O perrengue mesmo que passei foi chegar até a casa! Eu tinha que fazer o trajeto o mais rápido possível porque como tava escurecendo, eu não queria chegar tarde. Mas eu tinha que pegar 2 metrôs e um trem.

Quando saí do aeroporto, consegui comprar o tickete como o Wilson tinha me explicado (valeu, Wilson!), mas na hora de passar, uma neo zelandesa que me ajudou! Eu não sabia onde passava o cartão. Bem gente boa a menina, mas não entendia quase nada do que ela falava!


GAFE 1: Não saber passar o oyster card e ficar tentar colocando no buraquinho da catraca! Além disso, não entender nada do que a pessoa que te ajudou falou.


Bem, o sistema de transporte aqui em Londres é integrado: vc usa o mesmo cartão para metrô, trem e ônibus. Se chama oyster card e você carrega de acordo com as regiões em que vai andar. Eu paguei 30 libras só de início, o que para uma brasileira com reais, é bastante coisa...

Agora, andar de metrô foi realmente uma aventura frustrante, já que eu estava com malas pesadíssimas!

Eu tinha que sair do aeroporto de Heathrow e ir para o leste. O aeroporto fica na zona 05, no lado oeste e minha casa fica na zona 02 (as zonas são mapeadas de acordo com a proximidade do centro) no leste. A paisagem de fora, era linda. Passa por uns subúrbios...Tem aquelas casinhas estilo mesmo inglês, sabe? muito lindas.

No metrô, eu não conseguia entender uma palavra do que os ingleses falavam. 3 uruguaios entraram e percebi que conseguia entender o que eles falavam. Acho que ando mais bem treinada pra escutar espanhol do que inglês!


O meu problema mesmo foi sair das estações com aquelas malas. Minha mão ficou um caco. Um rapaz me ajudou levando aquela sacolona. Mas uma hora me perguntou: Por que você não comprou uma mala de rodinha? Fiquei morrendo de vergonha! GAFE 2: Ser zoada de carregar a mala, sem rodinhas!

O metrô aqui também é diferente do de São Paulo, por exemplo. As poltronas são almofadadas! Internamente, ele é espaçoso e tem lugar pra cadeirantes e mães com crianças. E aí vem a gafe n 03... GAFE 3: Eu coloquei as malas neste lugar, porque tinha um recadinho: For luggage. Eu nem lembrei que bagagge é que representa malas. Então, numa hora entrou uma mãe com carrinho e eles ficaram me olhando feio, mas eu não entendia o que eles falavam. Pedi desculpas e qdo vagou o lugar de trás eu mudei as malas. Este foi o pior!


O trem também foi dificil: até eu conseguir acertar pra que lado eu ia, ou como tinha que fazer pra pagar foi uma função. Eu subi com um monte de mala e tive que descer pra passar o oyster card, porque não sabia que tem um leitor embaixo. No trem, você passa o oyster card na entrada e na saída!!!!


E eu já estava tão cansada com as malas que quando cheguei quase não aguentava mais caminhar pra procurar minha rua! Uma indiana bem novinha que me ajudou a carregar as malas andar acima... até que a carol veio me receber!


Bem, a carol é bem gente boa e me mostrou um pouco dos esquemas de casa. Amanhã vou ficar mais em casa e ver os arredores... Porque ainda não estou muito ambientada e tenho que comprar adaptadores pras tomadas! Sim, ninguém merece! Os plugs são diferentes também!


Saimos no fim da tarde, eu e a carol, (daqui... cheguei era 6h daqui emc asa - aí era 3h!) e fomos ao mercado! Ele é bem diferente do nosso! Parece tudo congelado. Não tem tantas prateleiras bonitas! Mas os arredores tem bastante parques e eu posso passar por baixo do rio Tamis.... do parque dá pra ver o monumento da linha de greenwich!


E foi este o primeiro dia: entre erros e acertos, saí com 3 gafes pra contar! Ali em cima vai a vista do avião do London Eye" aquela roda gigante que vocês podem ver!



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Resumindo:

    Se você não sabe falar inglês, não vá para o exterior! hauahauhauahuah

    Bjo Beal

    ResponderExcluir
  3. chorei de rir - e de saudade! aquela foi minha primeira vista do avião também, que todas as outras vezes que cheguei de avião não consegui enxergar pq estava nas poltronas do meio ou chegava por outros aeroportos... foi uma espécie de melancolia, de algo que eu vivi uma vez e se vivesse de novo, não teria a mesma graça. Londres é meio mágica (alias, a ilha inteira!). E todos os dias proporciona uma história nova (e muuuuitas gafes!) pra contar... Saudades de ti e ânimo sempre! Tenho certeza que Londres vai ser tão boa para ti quanto foi para mim! :)

    ResponderExcluir
  4. Beal gostou de Crepúsculo! AE! Estou contando os minutos para Lua Nova que chega aqui em setembro..achooo...tudo bem, não dá pra contar os minutos com tanta coisa acontecendo por aqui. Mas já pensou vc encontrar o Edward nos barzinhos de Londres? Jesus!
    Saudade amiga! Se cuida aê.... Voltamos ontem da gravação do NA ESTRADA. Foi muit mais legal do que imaginávamos ...depois vc vai assistir.

    Bjuuuuuu!

    ResponderExcluir
  5. Huahauahuaa! Meu coelho: penso em ti sempre e todo post é meio pra você. Dona Mayara: nem falando inglês tu consegue acompanhar! Ainda mais se pegar um indiano pela frente! Ari, querida, vou seguir aquele seu roteirinho de jobs agora! kkkk. Poxa, Cardoso, até tu!!!! que honra! E Jany:::: aqui nas livrarias, na gôndola onde ficam os livros (e eles são febre) fica um material promocional do tipo: Have you already be bitten? Legal, né?

    ResponderExcluir