quinta-feira, 14 de maio de 2009

Looking for a job

Hoje começou a função de tentar achar um trabalho. Depois de um dia fazendo o currículo e uma manhã inteira tentando achar no mapa os lugares indicados pra trabalhos, consegui achar um e entrar em uma loja de livros. Mesmo assim, devo dizer que meu inglês melhora bastante quando saiod e casa e escuto as pessoas na rua.

Falei com tanta gente que as pessoas até me entendiam! hehehe. Mas o auge foi mesmo ter conseguido marcar meu "appointment" para conseguir o Insurance Number (que é uma espécie de carteira de trabalho daqui!) . Passei por dois atendentes e consegui falar c
om os dois, embora tenha sido necessário usar várias vezes o "sorry, I didn´t understand" .

PEQUENA GAFE DO DIA: Aqui embaixo de casa tem uma loja de conveniência indiana que faz tudo: tem bebida, comida pronta, recarrega o oyster e até meu celular! Hoje quando fui carregar o oyster, tinha pedido pra recarregar semanalmente. Quando a mulher me perguntou quais eram as zonas (você paga de acordo com quais zonas você vai circular) demorei meia hora pra entender o que ela falava. Esta foi a pequenina gafe, porque fiquei morrendo de vergonha de ter pedido 4 vezes pra mulher o que ela queria dizer. DESCONTO: o sotaque indiano é dificil mesmo.

Outra coisa que aprendi aqui hoje é que os xeróx são feitos no esquema de "faça você mesmo" . Tem a máquina de xerox e vc vai lá tira as suas cópias e paga o quanto deve. Simples, né?
Por falar em faça você mesmo, tinha uma gafe que eu esqueci de contar. GAFE PASSADA: Sabem aquela máquina do supermercado que vc passa e você mesmo paga? Pois é, até hoje o meu visa não funciona direito com ela, porque o gerente tem que ficar conferindo a assinatura. Mas me lembro que no terceiro dia que eu estava aqui, tentei passar sozinha as compras pela máquina, pra aprender! Só que eu acho que a mulher que tava esperando uma máquina vagar, ficou de cara com a minha demora. Tenho certeza que ela me xingou, mas como eu não entendia nada mesmo.... - kkkkk. Este é o lado bom de ser estrangeiro! :-)

As fotos que posto a seguir são do trem (sim, existem trens que saem de Greenwich ) que vai até Charing Cross, que fica bem ao lado de Trafalgar Square, o lugar onde acontecem todas as manifestações e tem night bus pra todos os lugares. O esquema de trem é bem legal, com chamada pra entrar e tudo mais e tá incluso no oyster:


Este foi o primei
ro fim de semana que fui ao centro, com a Carol e o Francesco (um italiano muito gente boa que trabalha com ela). Detalhe para a gente tomando chimarrão no trem (foi uma das heranças que os gaúchos que moravam aqui em casa nos deixaram!).

E
finalmente, Trafalgar Square. Tava até tendo uma movimentação por lá. A gente acha que era pra gravar o comercial da T Mobile (empresa de telefonia celular) .



D
etalhe para o cachecol verde e amarelo que a vó fez pra mim! Ali embaixo, se vê a Trafalgar Square de longe e um monumento, chamado Eros, que é o cupidinho, claro. Na verdade, o que chamou a atenção foi que a Carol falou que quando alguém chama outra pessoa para um "date" (um encontro), geralmente combina de se encontrar ali. Um pouco brega, né?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Os arredores de casa

O bairro em que moro não é tão bonitinho como Greenwich, mas, mesmo assim eu gosto dele. Fico à uma quadra da estação de DLR (que é tipo um trem/metrô) e pertinho de outro parque, que se chama Mudchute. Nele, tem galinha, porco e vaca! Tem até um hipódromo. Esta escola fica bem na frente da minha janela. Todo dia de manhã eu levanto e dou de cara com a molecada saindo no intervalo.



Bem na frente da escola, tem uma série de lojinhas, inclusive o restaurante indiano Gaylord (que nome!). Nosso apartamento fica em cima destas lojinhas e é esta primeira janela aí, do primeiro andar!


Quando chega no fim das lojinhas, você já vira e tem a porta do meu prédio, que dá de frente para esta igreja bonitinha e pequenina:


O prédio não é bonito não, como vocês podem conferir na porta. Nestes apartamentos antes do nosso (que é o último), moram indianos, poloneses e pessoas que eu nunca nem vi! Mas apesar do prédio não ser tão bonito o apartamento é ótimo e meu quarto enorme! (só que as fotos deles, eu vou deixar para colocar outro dia!)

O parque de Greenwich ainda

Depois daquela semana de reconhecimento dos arredores eu já me aventurei pelo centro. No entanto, eu tenho cada vez mais gostado do meu bairro. Greenwich (o bairro do outro lado do túnel) tem aquele parque enorme, que eu tenho frequentado todo dia para correr. Como é verão por aqui, o pessoal tem cada vez mais saído da toca e se esparramado pelo parque: correndo ou tomando solzinho no final de semana. Mas a coisa que eu acho mais divertida no Greenwich Park é isto aqui:

São esquilinhos! (viu, coelho, como eles são fofinhos?) Eles simplesmente dominam a área e as vezes eu tenho que pedir licença pra correr pelos caminhos, porque os bichinhos são danadinhos. Como tem bastante turista aqui no parque (muitos professores de outros países perto fazem excursão pra cá e muitos professores daqui levam a molecada pra fazer educação fisica no parque! hehe), eles se esparramam esperando comida de alguém. Prometo que um dia vou levar umas nozes só pra ver eles chegando pertinho... Além disso, no parque é que fica o observatório (que se pode visitar, mas eu ainda não fui - detalhe para a data da construção)


É neste local onde passa a linha de Greenwich. Na construção embaixo, você vai ver uma bola vermelhinha. Dali, sai um raio à noite todo verde, simbolizando a linha imaginaria de Greenwich:


COISAS QUE NÂO ENSINAM NOS CURSOS: Estes dias, eu estava escutando uma estação de rádio daqui e alguém comentou em como seriam os mapas de outros locais do mundo, que não fossem muito amigos da Inglaterra. Sim, porque no mapa ocidental, a Inglaterra é o centro do mundo, certo? Ou melhor: o centro do mapa! Na escola nos ensinam que é por causa de Greenwich, mas por que será que ele é tão importante assim? Não sei, mas ainda vou descobrir!


Ainda neste lugar no alto do morro do parque Greenwich tem o estabelecimento das medidas daqui:


E no pé do parque, novamente o Museu Submarino (que dá pra ver do outro lado do rio também)

Saindo de Greenwich de volta ao outro lado do rio (minha casa), você pode encontrar esta belíssima espécie de toilet (um banheiro em ferro, que custa 20 pences de pounds!). Diferente, não? Só não consigo imaginar quem consegue ficar tranquilo nesta caixa preta!

Como o banheiro já está na beira do rio Tamis, o jeito é atravessar de novo o túnel e voltar pra casa:

Esta é para o Cleber!

Ok, muitas coisas passaram, mas não priemos cânico. Vou atualizando o blog aos pouquinhos, porque agora a coisa começou a pegar! Em uma semana tive que comprar celular, trocar dinheiro, pagar o aluguel, abrir conta no banco, ir no posto de saúde ver o que preciso pra fazer meu registro, começar a procurar emprego e um curso de inglês! Sim, estou já conversando com as pessoas, mas as vezes pergunto 3 vezes até entender o que elas falam. Por isso, penso em fazer um curso de inglês por aqui. A intenção é ficar quase uma nativa! kkkk Ontem, tive minha primeira entrevista de emprego. Na verdade, não foi em inglês, porque era com uma brasileira, que representa uma marca que fica dentro de uma loja estilo Marisa do Brasil, entenderam? A idéia é ficar cuidando desta ilha dentro da Topshop. Não sei se vai rolar, mas foi superbom ter ido lá conversar com a garota e descobrir o que as pessoas pedem para que você comece a trabalhar. O legal é que depois da entrevista, eu encontrei a Sabrina, que é gaúcha e está há 3 anos aqui. Conheci ela por meio da Ariane, minha amiga de longa data desde os tempos da faculdade. Nos papos sobre o que eu gostaria de conhecer em Londres surgiu, é claro, minha idéia de conhecer a estação de metrô de King's Cross. Como estávamos no centro, a Sabrina resolveu fazer o agrado e aproveitamos que a estação era perto pra finalmente conhecer o espaço de onde sai o trem que vai pra Hogwarts, nas séries de Harry Potter. A experiência foi bastante divertida: eu já tinha lido que muitas pessoas tem visitado o local por causa do Harry Potter e eles até acabaram criando a Plataforma 9 e 3/4 (a tradução tá errada: não é plataforma 9 e meia, e sim: 9 e 3/4! ) como homenagem à obra que imortalizou a estação. Pena que a estação seja tão moderna! Atualmente, lá é o local de onde saem os trens que vão para diversos locais da Europa e é um lugar bastante moderno. Na nossa saga de perguntar pras pessoas onde poderíamos encontrar o lugar da plataforma, todos pareciam já adivinhar o que queríamos. Quando chegamos em um dos guardas para abrir a boca, ele simplesmente disse: Harry Potter? é para lá! kkkkkkkkkkkkkk. Acho que eu e a Sabrina estávamos com cara de turistas! Resultado nas fotos: Entrada da estação:


A parte interna bem moderna:


Olha só o carrinho no meio da plataforma (a gente quase conseguiu entrar pelo portal pra embarcar pra Hogwarts!)



Tá ok, não é nada demais! Mas fala sério, Cleber, você ficou morrendo de inveja, né? ;-) kkkkk
Bjus a todos